sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ensaio sobre a cegueira




Como poderia ser... Uma cegueira diferente onde se ver tudo branco?? Impossível mesmo!! Já que cegueira têm por natureza a idéia de ausência de luz...a imensidão de um lago negro..sem cor ou formas, impedindo ,assim, a comtemplação do mundo na dimensão visual. No filme essa cegueira é uma metáfora maravilhosa :D em que a cegueira é a ofuscação feita pela cor branca que é a junção de todas as cores, mas que não se pode distingui-las, não pode ser enxergada em sua unidade...e é o que acontece mesmo na sociedade...é um festival de pessoas que vêem todos os dias seres humanos na miséria , com fome, explorados, massacrados, sofrendo !! Por várias causas, e que não têm a sensibilidade de perceber ou de se comover com o mundo ao seu redor, não enxergam , não percebem ,alias...elas percebem, mas preferem ficar na omissão, ficar apáticas a realidade que está presente na atualidade consideram que assim é mais “fácil de viver”.
O humanismo, é considerado pela sociedade atual como coisa do passado ou que ficou num plano teórico, nas poesias, nos contos de fada, num mundo ilusório... Alias quem tem a coragem de expor e sentir...de ser ou pelo menos tentar ser um humano , atualmente, é taxado de sonhador, ou doido, ou até mesmo ingênuo, por isso me orgulho quando alguém me chama de doida ou sonhadora , sei que não sou a única..alias, sou me considero marginal dessa sociedade apática e individualista. Que irônico!!!! Seres humanos que estranham sua própria beleza... A beleza de sentir, de perceber, de viver plenamente...medo de abandonar essa visão individualista das pessoas que é pregada a ferro e fogo nos dias atuais onde o que importa é o próprio umbigo... Onde o medo que é uma poderosa ferramenta para controlar a massa prevalece. Parece que o contato olho no olho virou algo que machuca é mais fácil ficar no msn horas e horas, rsrs, assim, parece dar uma sensação de segurança...porém essa sensação de segurança não é nada comparado ao prazer do encontro..se as pessoas pudessem ter a consciência disso!!! “Prefiro me arriscar... e ser humano.” Bem, o ideal seria reformular a sociedade a qual pudesse enxergar através de uma visão comunitária do mundo... Que todos tem sentimentos, necessidades, que são seres semelhantes e que devem e merecem respeito uns aos com os outros... Mas esse é tema de outra discussão que não quero estender por aqui, vou me deter a falar apenas do filme, alias uma verdadeira obra de arte...bem fiel ao livro, esse filme me deixou angustiada em várias cenas, você parece entrar em contato com os personagens sentir as aflições que envolvem essa trama ... e refletir sobres os temas que são abordados: como a falta de responsabilidade social , o racismo, o individualismo, o fardo da consciência de enxergar a sociedade em sua essência, a má-fé da humanidade consigo mesma, a capacidade que o poder tem de corromper as pessoas, o machismo, o abuso sexual, a subjetividade dos seres....são vários mesmo, bem, é só assistindo pra conferir...aí está a dica de um ótimo filme...=P

3 comentários:

Anônimo disse...

Cegos,surdos, mudo e etc..
Belo texto gabi, acho que você até se empolgou um pouco durante a escrita. Dá pra tirar vários pensamentos dele, até pq nossa conversa rendeu bastante.
Muito bom connhecer e conversar com vc Gabi, Beijão!

CA Ribeiro Neto disse...

Eu li o livro e assisti ao filme duas vezes, então posso dizer que tanto um quanto o outro são ótimos!

Pra mim, ficou plenamente claro que a cegueira é uma metáfora, sobre a sociedade fechar os olhos pra si mesmos. A cegueira branca está acontecendo e não fazemos nada porque não podemos ver. E os que podem ver, se omitem pra não carregar as mazelas do próximo.

Bela descrição do filme, Gaby, parabéns!

Jônatas disse...

Legal, Gabriela, me sinto em falta comigo mesmo, pois ainda não assisti ao filme e muito menos li o livro, mas devido aos seus comentários cheios de sobriedade, me sinto no dever de ler o livro e depois assistir ao filme, baixando da internet, é claro! kkkk! DEUS abençõe o filmesmania.com !!!!! kkkkkkkkk!!!!! brincadeiras a parte, Gabriela vc tem colocado ótimos tópicos nesse blog, Parabéns!!!! e continue a melhorar cada vez mais!!! abraços fraternais !!!