sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O que faz você Feliz???

Um doce , uma batatinha ou espeto de galinha? O que faz você feliz??? um beijo, uma lambida ou uma mordida na melância??? O que faz você FEliz??

Engraçada essa propaganda..ela praticamente implanta no pensamento de algumas pessoas que a felicidade só acontece depois que você compra algo no Pão de açucar! prestaram atenção?? um pai conversando com um filho bebendo cerjeva..mas eles só serão felizes se eles comprarem a cerveja no Pão de açucar....pense numa coisa consumista!!

a felicidade é mais que coisas concretas é tudo subjetivo e nesse aspecto o capitalismo nunca fará parte..

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Envoltório

Manhã ensolarada com um clima de paz, tranqüilidade... Tudo exalava a sensação de liberdade. Ah, como isso maltratava Eloisa! Ela sentia a liberdade, mas não a vivia em sua plenitude, pois suas escolhas de outrora a aprisionaram numa rotina de Dona de casa e mãe de dois filhos. Ela não se reconhecia mais, não fazia a própria vontade, nem sabia mais quais eram as coisas que a agradava. Tudo o que fazia era para tentar satisfazer aos desejos do marido e dos filhos. Eloisa tem uma alma livre , cheia de sonhos, projetos ; porém tem um corpo aprisionado numa relação tecida com valores machistas , a qual ela se entregou sem lutar, sem reclamar. Tudo isso, fez surgir em Eloisa um vazio interior e uma revolta interna que ela nunca revelou a ninguém, mas que a corroia lentamente dia a dia.
Ao menos uma vez no dia, ela fazia algo que realmente gostava ia cuidar de seu animal de estimação um canário. Colocava comida, limpava a gaiola e sempre ficava torcendo para que ele cantasse. Hum, como ela adorava escutar o canto daquele animal. Era o momento do dia que ela se sentia um pouco feliz. Durante o resto do dia Eloisa limpava a casa, lavava as roupas, fazia refeições, cuidava do jardim, enfim, tudo o que ela nunca pensou em fazer. Quando adolescente Marta sonhava em ser jornalista de um jornal conhecido e fazer matérias, as quais pudesse expor sempre a verdade sendo digna dessa profissão. Mas nada disso se concretizou, agora, ela se encontra na tela de um quadro na qual não se reconhece.
Numa dessas manhãs ela ao cuidar de seu canário ficou refletindo sobre sua existência e concluiu que o canário é uma vítima tal como ela e que vive numa prisão parecida com a dela. Ao reconhecer isso, ficou se indagando do por que ela não o libertava? Já que o que ela mais queria era ser livre e não podia , porque ela não devolvia isso a quem tem essa tal liberdade por natureza. E foi nesse instante, que Eloisa percebeu sua dependência diante daquele ser... Ela necessitava o reprimir, assim, como a reprimiam; pior que isso aquele pássaro funcionava como uma denuncia que a alma de Eloisa fazia todos os dias a seu corpo na tentativa que ela pudesse se libertar e novamente ter uma identidade . As pessoas normalmente fogem ou sentem-se mal ao serem colocados a frente de alguma pessoa, objeto ou situação que denuncia valores, os quais elas querem e não podem conseguir ou que simplesmente repudiam e mesmo, assim, já fizeram por algum motivo que elas mesmas nem conseguem explicar ou não querem. O certo é que se há o incomodo, mesmo não o expondo aos demais, é porque mexe com os sentimentos, os quais são demais protegidos ou escondidos... falo de sentimentos por inteiro de ser humano.